Higienópolis: Elegância histórica

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Higienópolis é um bairro que foi planejado de acordo com os moldes de cidades europeias, por isso suas ruas são arborizadas, convidativas e suas residências compreendem desde palacetes à prédios charmosos construídos por renomados arquitetos.

O bairro é muito bem localizado e oferece oportunidades de lazer, serviços e comércios. Sendo assim, é um dos bairros mais desejados de São Paulo e ótimo para quem busca qualidade de vida e ótima localização.

História

O bairro de Higienópolis, se iniciou como uma propriedade dos jesuítas, porém estes foram expulsos tempos depois por determinação do Marquês de Pombal, que vendeu os terrenos para os membros de uma aristocracia que se formava. Integrantes dessa aristocracia, formada por fazendeiros, empresários, comerciantes e profissionais liberais, ergueram seus palacetes, sendo os mais elegantes da cidade

Em 1893, dois capitalistas alemães compraram um grande terreno na região para a construção do segundo loteamento planejado e de alto-padrão da cidade, destinado especificamente para a elite paulistana.

Demografia e Custo

O bairro apresenta um perfil residencial, caracterizado por uma população de rendas média-alta e alta. Ainda no bairro, encontram-se habitantes das mais variadas origens. O bairro concentra a maior comunidade judaica de São Paulo.

O bairro é classificado pelo CRECI como “Zona de Valor A” apresentando um dos metros quadrados mais caros da cidade. Também é valorizado por estar em uma ótima localização, próximo à estação Paulista e Consolação. O preço do metro quadrado é em média de 10.500 reais.

Geografia e Locomoção

Por estar na área central de São Paulo o bairro possui fácil acesso a outros bairros, já que conta com importantes vias de acesso, como, por exemplo, a Rua da Consolação e as Avenidas Higienópolis, Doutor Arnaldo e Avenida Paulista.

No bairro circulam inúmeras linhas de ônibus, inclusive de ônibus elétrico, havendo cinco estações de metrô próximas ao bairro, sendo: Marechal Deodoro, República, Santa Cecília, além das estações Higienópolis/Mackenzie e Estação Paulista.

Turismo e Lazer

O bairro de Higienópolis também é valorizado por possuir muitas áreas verdes, como a Praça Vilaboim e a Praça Buenos Aires, onde as mansões que já não alojam nenhum morador estão sempre muito iluminadas embelezando o bairro. 

Para os amantes da gastronomia e apreciadores de uma boa comida, encontra-se no bairro alguns restaurantes muito bem avaliados como o Restaurante Cosi na rua Barão de Tatuí, Sal Gastronomia do Henrique Fogaça na Rua Minas Gerais, o MoDi na Praça Buenos Aires, Mercearia do Francês na Rua Itacolomi, o Corrientes 348 na Rua Bahia e o famoso L’Entrecôte de Paris do chef e apresentador de TV, Olivier Anquier, na Rua Pará.

Além disso, a região de Higienópolis ainda abriga o Shopping Pátio Higienópolis, com grande variedade de lojas, cafés, entre outros tipos de serviços e o tão querido Teatro Folha

No quesito cultura, o Instituto Moreira Salles, apesar de pequenino, apresenta exposições bem interessantes de fotografia. É sempre bom conferir o Museu de Arte Brasileira da FAAP e nunca deixar de lado as mostras da Galeria Vermelho.

Educação e Segurança

Além de boas opções de serviços, lazer, entretenimento e gastronomia. Na região estão instalados, grandes centros de educação, como a Universidade Mackenzie e Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). 

O bairro é considerado seguro e é comum ver pelas calçadas pessoas se exercitando, voltando com compras da feira, indo e voltando da faculdade e também passeando com seus pets. Outro fator que faz de Higienópolis uma excelente região para viver é o seu alto índice de desenvolvimento humano, que está entre os dez maiores da capital paulista.

Por esses e outros motivos o bairro de Higienópolis é tão querido e desejado para se viver em São Paulo, oferecendo o melhor da cidade em uma região muito bem localizada. Conheça agora imóveis a venda em Higienópolis!

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis