Guia de Bairros: Laranjeiras, Rio de Janeiro

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Laranjeiras é um bairro tradicional da cidade do Rio de Janeiro e conta com tudo o que se precisa para viver bem. Desde praças e parques para relaxar, ruas tranquilas com muitas construções históricas, até um comércio farto, com inúmeros restaurantes e bares.

História

Laranjeiras é um dos bairros mais antigos do Rio de Janeiro e sua ocupação se iniciou no século XVII. Porém, só no século XIX a região se desenvolveu, por conta da presença da Princesa Isabel que passou a morar em um palacete no bairro. Sendo assim, muitas outras residências luxuosas passaram a compor as ruas das Laranjeiras.

Em 1880, a região sofreu grande transformação com a implantação da Companhia de Fiações e Tecidos Aliança, instalada na Rua General Glicério, fazendo surgir os primeiros comerciantes.

Laranjeiras ainda guarda o charme dos bairros marcados pelo passado e foi o endereço de nobres, escritores, compositores e pessoas ilustres, como Villa-Lobos, Cecília Meirelles, Portinari, Oscar Niemeyer e Roberto Marinho.

Demografia e Custo

Laranjeiras é um bairro de classe média e classe média- alta. A população total no bairro é por volta de 45.000 habitantes. A mediana de preço do metro quadrado no bairro fica na faixa de R$ 16.000,00.

Geografia e Locomoção

Laranjeiras é um bairro residencial da Zona Sul do Rio de Janeiro, situado no Vale das Laranjeiras, cujo nome foi atribuído pela grande quantidade dessas árvores frutíferas. A região é extremamente agradável com seu ar fresco e ruas bem arborizadas.

O bairro é hoje bastante movimentado em razão da presença de dois grandes túneis e utilizado como passagem pelos cariocas rumo à zona central ou norte da cidade, representando uma ótima localização para movimentação dentro do Rio de Janeiro.

A extensa oferta de ônibus que circula pela região garante um acesso fácil e rápido, principalmente para o centro do Rio. São ao todo 25 linhas que passam em frente aos apartamentos à venda. Embora não tenham estações no bairro, as paradas Largo do Machado e Flamengo estão bem no limite da região, garantindo assim, fácil acesso ao metrô.

O bairro tem a Rua das Laranjeiras como a sua principal via. A rua começa na altura do Largo do Machado e termina nas imediações do Túnel Rebouças, já com outro nome, Rua Cosme Velho.

Turismo e Lazer

Entre as atrações de Laranjeiras, um dos principais destaques é o Parque Eduardo Guinle, uma área de preservação ambiental que conta com árvores e vegetações originais da Mata Atlântica. O parque é a escolha perfeita para praticar exercícios, levar as crianças para passear ou simplesmente caminhar ao ar livre em meio a um cenário incrível.  A Praça São Salvador, é outro ponto tradicional do bairro e possui uma alta quantidade de bares no entorno.

Laranjeiras conta com muitas construções históricas e importantes. Uma das principais, o Palácio Guanabara é hoje a sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Já o Palácio das Laranjeiras é a antiga residência da Família Guinle e atual sede do governo do Estado do Rio de Janeiro. As Casas Casadas é uma das construções do século XIX mais representativas e originais da cidade, um exemplar único de residência multifamiliar.

Laranjeiras também conta com um robusto comércio, onde sobram opções para todos os perfis. Embora seja conhecido pelos petiscos, o Baixo Gago também oferece pratos como o famoso baião de dois. Outra opção de restaurante é a Rotisseria Sírio Libanesa que fica na Galeria do Condor. As esfihas se destacam, assim como o quibe e os pratos tradicionais da culinária árabe.

Saúde

O local também conta com uma rede de unidades de saúde e hospitalares, entre as quais estão o Centro Odontológico Laranjeiras, a Clínica Perinatal, Hospital Rio Laranjeiras e o renomado Instituto Nacional de Cardiologia.

Laranjeiras é o bairro perfeito para quem procura uma região residencial, tranquila e segura na Zona Sul do Rio de Janeiro. Está pronto parar morar na região? Conheça os imóveis disponíveis em nosso site!

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis