Guia de bairros: Lagoa

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Situado na zona sul do Rio de Janeiro, o bairro Lagoa abriga, e toma como nome, um dos maiores cartões postais da cidade, a Lagoa Rodrigo de Freitas. O bairro, majoritariamente residencial, é um dos mais valorizados do Rio de Janeiro por providenciar uma ótima infraestrutura com inúmeras opções de lazer diurno e noturno, além de oferecer uma vista e ambientação tão maravilhosa quanto a observada nos bairros da orla. 

Origem

O bairro tem uma origem controversa, suas histórias são tão antigas quanto as da própria cidade do Rio de Janeiro. No fim do século XVI, a região ao redor da lagoa ainda era habitada pelos índios Tamoios. Os governantes na época, com o objetivo de tirar a população indígena da área para a implantação de fazendas, espalharam roupas infectadas com o vírus da varíola na orla da lagoa, o que fez com que grande parte dessa população fosse dizimada. Hoje na Lagoa Rodrigo de Freitas, existe uma estátua chamada O Curumim que homenageia todas essas vidas perdidas.

O bairro começou a tomar forma na virada do século XIX para o século XX, quando as fazendas foram substituídas por chácaras menores e a Avenida Epitácio Pessoa, que circunda a lagoa foi construída. Durante a década de 1970 as favelas que se situavam na orla da lagoa foram demolidas pelo governo e no lugar foram construídos imóveis de luxo, iniciando o status de bairro de alto padrão, que ostenta até hoje.

Custo do metro quadrado

Por se tratar de um bairro em uma zona nobre da cidade, com a maior parte de sua área sendo ocupada pela Lagoa, os imóveis presentes são muito procurados e valorizados, custando em média R$15.000 por metro quadrado. O valor, apesar de alto, é um pouco mais baixo do que em outros bairros de alto padrão da zona sul do Rio de Janeiro, sendo uma ótima opção para quem busca se mudar para a região, podendo usufruir de todo o conforto e segurança que esses bairros podem proporcionar.

Locomoção

O bairro, apesar de sua pouca extensão terrestre, conta com duas importantes Avenidas. A já citada Avenida Epitácio Pessoa é uma avenida local, que circunda a lagoa em toda a sua extensão e conecta o bairro à parte norte dos bairros Leblon e Ipanema. Já a Avenida Borges de Medeiros contorna os lados oeste e norte da lagoa e possibilita a conexão do bairro com a zona norte através do Túnel André Rebouças.

O bairro não possui nenhuma estação de metrô, porém fica muito próximo à Estação Cantagalo, que fica na Copacabana, podendo ser uma opção de transporte público. Além disso, o bairro conta com vários pontos de ônibus espalhados, em sua maioria, pelas suas principais avenidas.

Cultura e Lazer

É no quesito lazer que o bairro mais se destaca. A orla da lagoa oferece ótimas opções tanto durante o dia, quanto para a vida noturna. A oferta de espaços para a prática de esportes é muito grande e na região estão disponíveis pistas para caminhada, ciclovias, pistas de skate e quadras de esporte. A própria Lagoa Rodrigo de Freitas oferece opções como um passeio de pedalinho para poder ver o bairro, e até mesmo o Corcovado com o Cristo Redentor, por outro ângulo.

Na orla da lagoa também estão disponíveis vários barzinhos e quiosques onde é possível experimentar a culinária local ou até mesmo tomar uma cervejinha, sendo uma ótima escolha para as noites e fins de tarde.

Para aqueles que quiserem ter um contato mais próximo com a natureza, é possível visitar o Parque da Catacumba e realizar a trilha até o Mirante Sacopã, que oferece uma linda vista de toda a lagoa.

Nas dependências do bairro também se encontra o Jockey Club Brasileiro, o hipódromo mais tradicional do país. A arquitetura, opções de lazer e eventos que acontecem no clube fazem valer a visita até mesmo daqueles que não se interessam pelo esporte.

E você? Tem interesse em morar na Lagoa? Conheça nossos imóveis no bairro ou fale com um de nossos especialistas.

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis