Guia de Bairros: como é morar no Humaitá – Rio de Janeiro

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Um recanto de tranquilidade na segunda maior metrópole do Brasil. Humaitá é um dos bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro que une um ambiente residencial e menos caótico que o restante da cidade. Além disso, conta com toda a infraestrutura que só essa região da cidade pode oferecer.

O bairro, que possui uma das vistas mais privilegiadas do corcovado, é uma excelente opção para quem deseja se mudar e aproveitar todos os benefícios da Zona Sul da cidade maravilhosa, mas possui um orçamento limitado.

História do bairro

Assim como a maioria dos bairros no Rio de Janeiro, Humaitá tem sua origem muito atrelada às tradições dos indígenas que moravam na região. Nessa época, a região era chamada de Itaoca (em Tupi Ita = Pedra e Oca = Casa) por conta de uma caverna que existia no local. O nome atual é derivado da sua principal rua, a R. do Humaitá, nomeada em homenagem a uma das operações brasileiras que ocorreram durante a Guerra do Paraguai.

As ruas do bairro começaram a tomar forma no início do século XIX, quando as chácaras e fazendas da região passaram a ser loteadas. Ele ainda possui muitas das características, sendo um dos únicos da Zona Sul que ainda possui um grande volume de casas tradicionais. Aliás, algumas inclusive tombadas como patrimônio histórico da cidade

Custo de vida no bairro

Os imóveis no bairro podem ser encontrados com uma média de R$ 12,1 mil por metro quadrado, um dos menores da Zona Sul. Com isso, o bairro oferece um excelente custo benefício pela sua ótima localização, podendo contar com todos os benefícios e segurança que a região oferece.

Transporte no bairro

Humaitá está situado em uma região muito privilegiada da Zona Sul em relação à locomoção. O bairro é cercado por Botafogo, Lagoa e Jardim Botânico. Na divisa com esse último, é possível acessar a Zona Norte da cidade através do Túnel Antônio Rebouças

Além disso, a Rua do Humaitá serve de conexão para os bairros de Botafogo e Lagoa. O bairro possui um acesso muito facilitado tanto às atividades naturais desenvolvidas na Lagoa Rodrigo de Freitas, quanto às inúmeras opções de comércio e lazer presentes em Botafogo.

Humaitá não conta com estações de metrô, no entanto, ele possui uma estação com uma extensão do metrô, uma linha de ônibus conhecida pelos cariocas como Metrô na Superfície. A estação de Humaitá faz parte da linha Botafogo – Gávea e permite a conexão da estação de metrô de Botafogo até a PUC-Rio.

Além dessa linha, o bairro conta com várias outras de ônibus que permite a conexão com a Zona Sul e com a Zona Norte. A maioria desses pontos de ônibus estão dispostos ao longo da Rua do Humaitá.

Educação e saúde no bairro

Em relação à educação, há diversas opções de escolas públicas e particulares, com destaque para o tradicional e renomado Colégio Pedro II. Além disso, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem unidades localizadas bem próximas ao bairro.

Quanto à saúde, o conta com unidades de saúde como o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro – IECAC e a Casa de Saúde São José.

Além disso, possui diversas opções de academias e espaços para práticas esportivas. Como exemplo, a ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas e o Parque do Flamengo, que podem contribuir para a promoção da saúde e bem-estar.

Lazer no bairro

É no quesito gastronômico que o Humaitá mais se destaca. No bairro está localizado a Cobal do Humaitá, um complexo de quase um quarteirão que funciona como um mercado popular e oferece opções de bares e restaurantes. O lugar é uma ótima pedida tanto para um programa em família quanto para um momento com amigos, principalmente aos fins de semana, quando o estacionamento se transforma em um mar de mesas e cadeiras.

Além disso, o bairro também abriga o Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, considerado um dos maiores laboratórios de cultura da cidade do Rio de Janeiro. O espaço tem como objetivo servir de palco para artistas apresentarem seus novos trabalhos e ideias, mostrando o que há de mais contemporâneo na cultura.

O bairro também conta com vista para o Cristo Redentor e dispõe de parques como o famoso Parque Lage e o Parque do Martelo – ideal para quem gosta de caminhar ou praticar atividades ao ar livre.

Quer fazer parte desse tranquilo bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro? Conheça agora os imóveis que temos no bairro em nosso site!

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis