Guia de bairros: Humaitá

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Um recanto de tranquilidade na segunda maior metrópole do Brasil. Humaitá é um dos bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro que une um ambiente mais residencial e bem menos caótico que o restante da cidade, além de contar com toda a infraestrutura que só essa região da cidade pode oferecer.

O bairro, que possui uma das vistas mais privilegiadas do corcovado, é uma excelente opção para quem deseja se mudar e aproveitar todos os benefícios da Zona Sul da cidade maravilhosa, mas possui um orçamento limitado.

Origem

Assim como a maioria dos bairros no Rio de Janeiro, Humaitá tem sua origem muito atrelada às tradições dos indígenas que moravam na região. Nessa época, a região em que o bairro se encontra era chamada de Itaoca (em Tupi Ita = Pedra e Oca = Casa) por conta de uma caverna que existia no local. O nome atual é derivado da sua principal rua, a Rua do Humaitá, que por sua vez, foi nomeada em homenagem a uma das operações brasileiras que ocorreram durante a Guerra do Paraguai.

As ruas do bairro começaram a tomar forma no início do século XIX, quando as chácaras e fazendas da região passaram a ser loteadas. Ele ainda possui muitas das características do início do bairro, sendo um dos únicos da Zona Sul que ainda possui um grande volume de casas tradicionais, sendo algumas inclusive tombadas como patrimônio histórico da cidade

Preço do Metro Quadrado

Os imóveis no bairro podem ser encontrados com uma média de R$12.000 por metro quadrado, um dos menores custos por metro quadrado da Zona Sul. Com isso, o bairro oferece um excelente custo benefício pela sua ótima localização, podendo contar com todos os benefícios e segurança que a região oferece.

Locomoção

Humaitá está situado em uma região muito privilegiada da Zona Sul em relação à locomoção. O bairro é cercado por Botafogo, Lagoa e Jardim Botânico e na divisa com esse último, é possível acessar a Zona Norte da cidade através do Túnel Antônio Rebouças

Além disso, a Rua do Humaitá serve de conexão para os bairros de Botafogo e Lagoa. O bairro possui um acesso muito facilitado tanto às atividades naturais desenvolvidas na Lagoa Rodrigo de Freitas, quanto às inúmeras opções de comércio e lazer presentes em Botafogo.

Humaitá não conta com estações de metrô, no entanto, ele possui uma estação com uma extensão do metrô, uma linha de ônibus conhecida pelos cariocas como Metrô na Superfície. A estação de Humaitá faz parte da linha Botafogo – Gávea e permite a conexão da estação de metrô de Botafogo até a PUC-Rio.

Além dessa linha, o bairro conta com várias outras linhas de ônibus que permite a conexão com outros bairros da Zona Sul e até mesmo com a Zona Norte. A maioria desses pontos de ônibus estão dispostos ao longo da Rua do Humaitá.

Turismo e Lazer

É no quesito gastronômico que o Humaitá mais se destaca. No bairro está localizado a Cobal do Humaitá, um complexo de quase um quarteirão que de dia funciona como um mercado popular e de noite oferece várias opções de ótimos bares e restaurantes. O lugar é uma ótima pedida tanto para um programa em família quanto para um momento com amigos, principalmente aos fins de semana, quando o estacionamento se transforma em um mar de mesas e cadeiras.

Além disso, o bairro também abriga o Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, considerado um dos maiores laboratórios de cultura da cidade do Rio de Janeiro. O espaço tem como objetivo servir de palco para artistas apresentarem seus novos trabalhos e ideias, mostrando o que há de mais contemporâneo na cultura.

Quer fazer parte desse tranquilo bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro? Conheça agora os imóveis que temos no bairro em nosso site!

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis