Guia de Bairros: Água Branca

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Agua Branca

Situado na zona oeste de São Paulo, o bairro da Água Branca é muito conhecido por abrigar o Parque Estadual da Água Branca, mas não é só isso que ele tem a oferecer. Pertencente ao distrito da Barra Funda, o bairro é uma ótima escolha para moradia por conta da sua excelente localização, infraestrutura completa e algumas das melhores opções de lazer da cidade.

Origem

O nome teve origem por conta de um riacho de águas claras que corria pela região, o Ribeirão d’Água Branca. Esse riacho apareceu em uma das cartas de Auguste de Saint-Hilaire, um importante botânico que participou de pesquisas durante o Brasil colônia.

A origem do bairro se assemelha muito aos bairros da região. Inicialmente rural, a região passou por uma forte industrialização nos anos 1920 e 1930 e ocasionou um movimento muito forte de imigrantes que se transferiram para a região para trabalhar como operários nessas fábricas. 

Água Branca ainda cultiva algumas caraterísticas mais antigas, tendo grande parte de sua extensão ocupada por casas. O bairro ainda não passou pelo intenso processo de verticalização que ocorrido em alguns de seus vizinhos como Pompéia e Barra Funda, sendo uma ótima opção para aqueles que preferem esse estilo de vida.

Preço do Metro Quadrado

Os imóveis no bairro podem ser encontrados com uma média de R$9.000 por metro quadrado, um preço que é ligeiramente menor do que o encontrado nos bairros vizinhos. Sendo uma ótima opção para quem deseja se mudar para a região e desfrutar de toda a facilidade e segurança que a região oferece.

Locomoção

O bairro da Água Branca tem sua parte norte limitada por uma das mais importantes vias da cidade de São Paulo, a Marginal Tietê, que corta a cidade de Oeste a Leste e permite a conexão à algumas das mais importantes vias da cidade, permitindo que, em horários de pouco trânsito, você se desloque à várias partes da cidade sem muito esforço.

Além disso, o bairro conta com importantes avenidas como a Avenida Ermano Marchetti, a Avenida Marquês de São Vicente, e uma parte da Avenida Francisco Matarazzo, todas elas possuindo corredores de ônibus, conectando o bairro a outras várias regiões da cidade.

Ainda falando sobre transporte público, o bairro conta com duas estações de trem, sendo uma delas também pertencente ao metrô. São elas a Estação Água Branca e a Estação Barra Funda, ambas as estações fazem parte da Linha 7 Rubi de trens da CPTM, sendo que a Estação Barra Funda, além de também pertencer à Linha 3 Vermelha do Metrô, também é um terminal de ônibus intermunicipais.

Turismo e Lazer

O bairro oferece opções de lazer e cultura muito diversas, tendo, não só, ótimas opções de programas para realizar com a família, mas também várias opções de casas de show e baladas. 

Um dos seus principais cartões postais é o Parque Estadual da Água Branca, cujo nome oficial é Parque Fernando Costa. Ele possui mais de 130 mil metros quadrados e é uma ótima opção para se conectar com um pouco da mata atlântica que ainda existe na capital paulista. Além disso, o parque também abriga vários animais, sendo possível avistar algumas aves durante sua caminhada, ou até mesmo peixes que residem no lago do local.

Mas o parque não é uma opção só para aqueles que querem se conectar com a natureza. Para quem procura conhecimento, o Museu Geológico Valdemar Lefèvre (MuGeo) expõe um acervo de minerais, rochas e fósseis da antiga Comissão Geográfica e Geológica, que atuou de 1886 até 1931 pesquisando todo o território paulista.

No bairro também está localizado o Allianz Parque, casa do time de futebol do Palmeiras. O estádio, que foi construído no mesmo local que o antigo Estádio Palestra Itália, não serve de palco apenas para as partidas do Palmeiras, ele também é famoso por ser uma das mais importantes casas de show da cidade, já tendo sediado vários shows internacionais.

E é nesse quesito que o lazer do bairro mais se destaca, muito próximos ao bairro, na região da Avenida Francisco Matarazzo, estão localizadas algumas das casas de show e baladas mais famosas da cidade de São Paulo, como o Villa Country, o Audio Club e o Espaço das Américas.

Por esses e outros pontos, Água Branca é uma excelente opção para quem deseja se mudar para a Zona Oeste de São Paulo. Se interessou pelo bairro? Veja os imóveis que temos disponíveis e marque já a sua visita!

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis