Flamengo: Vista impagável

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp

Abençoado pela Baía de Guanabara, conheça mais sobre esse bairro encantador e cheio de histórias para contar.

História

O nome Flamengo faz referência à um navegador holandês, que tentou invadir a cidade no século XVI a partir da Praia do Flamengo. Os naturais dos Países Baixos (Holanda) eram historicamente denominados por flamengos, por serem provenientes da Flandres. 

O primeiro sinal de urbanização do Flamengo foi uma estrada construída no século XVII para levar a produção de açúcar de um engenho, que ficava na atual Lagoa, ao Porto do Rio. Mas foi, com a abertura da Avenida Beira-Mar, entre 1902 e 1906, que a região se modernizou, sendo construídos vários prédios e palacetes elegantes no bairro.

Custo

Bairro da zona sul do município do Rio de Janeiro, ele tem como sua maior referência a Praia do Flamengo. Outros bairros vizinhos são: Botafogo, Laranjeiras, Catete e Glória.

O bairro é predominantemente residencial e sua população é na maior parte de classe média e classe média alta. Há alguns apartamentos de alto-padrão situados na avenida de frente para o Aterro do Flamengo e na Avenida Oswaldo Cruz.

A partir do final do século XIX, o bairro foi alvo de grandes empreendimentos imobiliários, em função de sua localização privilegiada junto ao Aterro do Flamengo, que dá um toque único ao bairro, pela sua beleza natural.  Hoje é um dos bairros da cidade que mais se valoriza anualmente e a mediana do preço do metro quadrado é de R$18.000 reais.

Locomoção

Um dos grandes benefícios de Flamengo é sua localização, pois o bairro fica próximo do centro da cidade e também de bairros importantes do Rio.

O bairro conta com 1 estação de metrô, a estação Flamengo, mas outras estações que dão acesso ao bairro são – Catete e Largo do Machado. 

Suas principais ruas são: Senador Vergueiro, Paissandu, Marquês de Abrantes, Praia do Flamengo e Avenida Infante Dom Henrique. 

Turismo

O bairro do Flamengo possui alguns pontos de interesse envolvendo arte e cultura como, o Centro Cultural Oi Futuro, o Centro Cultural Arte Sesc, a Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, o Castelinho do Flamengo (o qual abriga um Centro Cultural), além do atual Museu da República, um imponente prédio com uma arquitetura eclética.

Lazer

O bairro do Flamengo conta com duas praias. A praia principal é a Praia do Flamengo se estende por grande parte do Parque Brigadeiro Eduardo Gomes. É uma praia de águas tranquilas, mas geralmente imprópria para banho. A outra é a Praia da Glória, uma pequena praia que se estende por parte do Aterro do Flamengo e é separada da Praia do Flamengo apenas por um pequeno quebra-mar.

O bairro conta ainda com o famoso Aterro do Flamengo. O parque é uma enorme área gramada e arborizada, ao longo da baía, contendo quadras de esporte, ciclovia, locais para caminhar e lazer. 

As belezas naturais são um atrativo à parte do bairro Flamengo. Apartamentos situados na Praia do Flamengo contam com a bela vista do Pão de Açúcar e mesmo quem mora no miolo do bairro pode desfrutar de uma vista arborizada. Ocasionalmente, as pistas do parque são usadas para competições de atletismo e ciclismo. O local também é usado para shows de grande público.

Em relação à gastronomia, o bairro conta com várias opções para todos os gostos. Além do tradicional Café Lamas, há restaurantes como a churrascaria Majórica e o Caldo Beleza. Para quem curte a vida noturna, o bairro oferece alternativas diversas de bares, como o tradicional Lamas ou o conhecido Boteco Belmonte.

Segurança

É possível sair para correr no Aterro pela manhã ou até caminhar pelo arborizado bairro, que é um dos atendidos pelo programa Segurança Presente, que reforça o patrulhamento das ruas. Porém é melhor evitar caminhar pelo Aterro do Flamengo durante a noite, principalmente nas áreas mais desertas. 

O bairro do Flamengo é um bairro muito bonito, seja por conta do enorme parque que margeia a Baía de Guanabara, ou mesmo por suas ruas arborizadas. O bairro possui toda a infraestrutura de qualquer outro bairro da Zona Sul e também sua localização, é um bairro muito desejado para se viver. Quer morar no Flamengo? Conheça nossos imóveis disponíveis!

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis