Isolamento acústico: como se livrar dos sons externos

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Isolamento acústico: mulher de cabelo preto dormindo em cama com travesseiros brancos

Quem mora em grandes cidades sabe que precisa conviver com ruídos de todos os tipos: sejam externos, vindos das ruas e avenidas, ou internos, como os sons da vizinhança. É por isso que vale a pena colocar em prática algumas estratégias para isolamento acústico e ter mais tranquilidade e conforto no seu lar. 

Isolamento acústico nada mais é do que usar recursos para bloquear a passagem de som de um ambiente para o outro. Diversos materiais podem ser usados para impedir ou amenizar ondas sonoras e, assim, evitar barulhos.

A vantagem dessa iniciativa é ter mais sossego e bem-estar no seu dia a dia, já que certos ruídos são muito inconvenientes e podem atrapalhar seus momentos de diversão e descanso. 

Ao mesmo tempo, sabemos que a questão do barulho em condomínios e bairros residenciais é um grande motivo de conflito entre as pessoas, mesmo existindo boas práticas e normas como a Lei do Silêncio

Para evitar reclamações e também ter mais serenidade na sua casa, descubra com a EmCasa algumas táticas e dicas de como fazer isolamento acústico residencial. 

Os melhores materiais para isolamento acústico

Realizar o isolamento acústico em um apartamento ou casa parece uma tarefa complicada, mas é mais fácil e acessível do que parece. 

Em primeiro lugar, antes de escolher qualquer solução, você precisa identificar a origem e que tipo de sons deseja abafar. Basicamente, existem dois tipos de ruídos: os aéreos, que são propagados pelo ar, e os de impacto, propagados pelas paredes, teto e chão. 

Ruídos aéreos são sons como buzinas, cachorro latindo, pessoas conversando, volume alto, entre outros. Podem vir de fora, mas também de dentro da própria residência. Já os de impacto são aqueles gerados por móveis arrastando, pessoas andando e marteladas de pregos, por exemplo.

Saber o tipo de ruído que incomoda é essencial para analisar os materiais e técnicas disponíveis e escolher aqueles que melhor atendem suas demandas. Dessa forma, você não perde tempo e nem dinheiro e aposta na estratégia mais assertiva. 

Existem várias soluções efetivas que bloqueiam barulhos. Para quem pode ou deseja reformar ou fazer algumas intervenções na estrutura do imóvel, vamos listar os materiais mais utilizados no mercado hoje em dia.  

A lã é um dos materiais mais eficazes para isolamento acústico. De quebra, ela também oferece ótimo isolamento térmico em construções. 

Portanto, vale a pena considerar o material se você deseja ter bons resultados tanto para bloquear o som quanto para deixar a casa mais aquecida nos dias frios. 

Existem três diferentes tipos de lã no mercado indicados para diferentes situações e necessidades. 

Lã de vidro

Confeccionada com uma massa de fibras de sílica em formato de vidro, a lã de vidro é um material versátil. Comercializada em mantas, essa lã pode ser aplicada em forma de painéis em paredes, painéis de gesso, pisos, laminados, mezaninos, divisórias e mais. 

Além do isolamento térmico, o material absorve e reverbera o som, impedindo que ele se amplifique no ambiente. Por ser funcional, a lã de vidro é usada tanto em espaços residenciais quanto comerciais. 

Sua instalação é simples: os painéis podem ser fixados nas paredes e superfícies com ajuda de parafusos ou até velcro. 

Adaptar a lã de vidro à decoração também é fácil, já que ela pode ser revestida com vários materiais, como papel de parede. Assim, o aspecto final é mais bonito e agradável. 

Lã de PET

As lãs de PET, como o nome indica, são fabricadas com resíduos de diversas embalagens PET, sendo uma solução sustentável. Além disso, é um material 100% reciclável e pode ser reaproveitado mesmo após ter sido usado por anos.  

Esse tipo de lã é feito com um material de altíssima densidade. Isso significa que ela é indicada para um isolamento acústico intenso, tanto que é usada na indústria, em estabelecimentos comerciais e em estúdios de música. Isso não quer dizer, contudo, que ela não possa ser usada em residências. 

Casas e apartamentos localizados perto ou em vias muito movimentadas podem se beneficiar do total isolamento do som para garantir paz e tranquilidade. Outras vantagens do material é que ele oferece isolamento térmico, é hipoalergênico e não propaga chamas no caso de um incêndio. 

Lã de rocha

O último tipo de lã é produzido por materiais provenientes de rochas basálticas e minerais que passam por processos de tratamento até formarem fibras ultraflexíveis e leves. 

Por conta dessa versatilidade, a lã de rocha é amplamente usada em residências e escritórios, especialmente em conjunto com soluções drywall. Juntos, esses dois materiais apresentam um isolamento acústico reforçado. 

Além do drywall, a lã de rocha pode ser aplicada em contato com outros tipos de materiais, permitindo que profissionais avaliem a melhor forma de instalá-la e adaptá-la à decoração e à realidade do ambiente. No mais, é uma alternativa totalmente segura com relação a incêndios e tem alta durabilidade. 

Espumas

Espumas são os materiais mais conhecidos para isolamento acústico e você provavelmente já as viu em estúdios de música, por exemplo. As espumas isolantes são fabricadas com poliuretano e poliéster, e geralmente são vendidas em placas. É um material mais recomendado para barrar o som que vem de dentro para fora.

A aplicação não é complexa, mas um fato que precisa ser considerado é que, esteticamente, o efeito final pode não harmonizar muito com o ambiente, pois elas não podem ser revestidas. 

Drywall com isolamento

É uma das soluções mais utilizadas para isolamento acústico residencial, especialmente em conjunto com as lãs. São placas de gesso que ajudam a vedar ruídos, tanto os que vêm de fora como os produzidos no próprio ambiente. 

O drywall é um método sustentável, eficiente e com bom custo-benefício. No entanto, é preciso contar com planejamento e mão de obra especializada para um projeto com esse material. 

Outras maneiras de fazer o isolamento sonoro

Se uma reforma ou alteração no imóvel não está nos seus planos no momento, saiba que é possível aplicar truques de isolamento acústico caseiro para amenizar e impedir o excesso de ruídos e barulhos — inclusive aqueles vindos de quem mora no andar de cima. 

Além de serem práticos, esses truques são formas inteligentes e acessíveis para lidar com o problema do barulho de um jeito rápido e sem quebra-quebra. Confira as dicas a seguir.  

Plantas

Plantas são muito bem-vindas na decoração: trazem beleza, cor, aconchego e algumas espécies até ajudam a purificar o ar. Ademais, elas também contribuem para o isolamento acústico da casa. 

Compre espécies frondosas e as posicione em pontos estratégicos pensando em criar uma barreira contra o som. Para abafar ruídos externos, aposte em jardins verticais e plantas perto da janela, por exemplo. 

Tapetes e carpetes

Barulhos e ecos produzidos internamente também são inconvenientes e podem ser amenizados com a ajuda de tapetes e carpetes. Materiais fibrosos potencializam ainda mais a absorção do som. Outros itens que ajudam evitar que o ruídos reverberam são:

Espalhe esses itens pelos chão e os distribua pelos ambientes para ter espaços mais convidativos, aconchegantes e silenciosos. 

Vedação de portas e janelas

Quando o assunto é um barulho que se propaga pelo ar, vale a pena conferir a vedação de portas e janelas, já que rachaduras e brechas podem permitir a passagem de ruídos. 

Para resolver, você pode aplicar produtos como selantes acústicos. Caso esteja reformando, considere janelas com boas esquadrias e que tenham vidro com camada dupla ou tripla, que vão fazer com que a casa fique bem silenciosa. 

Tenha mais silêncio e sossego com a EmCasa 

Como você viu, existem várias maneiras de tornar seu lar um ambiente mais silencioso e tranquilo, tanto por meio de soluções caseiras e práticas, quanto com mecanismos de isolamento mais avançados. 

Portanto, se você está pensando em morar em uma determinada área da cidade, mas está preocupado com o excesso de barulho na região, conte com essas dicas e com o time de especialistas da EmCasa para lhe assessorar na procura de um imóvel que atenda suas necessidades e desejos. 

Você pode, inclusive, usar nossa ferramenta para avaliar imóvel antes de comprar e entender os valores médios para compra e negociação da residência que você tem em mente, levando em conta tamanho, localização, número de quartos e muito mais. 

Se você gostou desse post, aproveite para visitar o EmCasa Blog e conferir mais dicas e informações sobre compra e venda de imóveis

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis