Incidência solar: qual a ideal para sua necessidade?

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
Incidência solar: sala com sofá azul e mesa de jantar recebendo luz do sol da janela

Quando vamos comprar um imóvel, um importante ponto de atenção é entender sobre a incidência solar nos ambientes, já que ela tem uma relação direta com uma maior qualidade de vida das pessoas.

Casas com pouca luminosidade podem ser mais frias e, com isso, ter seu conforto reduzido, havendo a necessidade de gastos adicionais com climatizadores de ambiente, por exemplo.

Uma boa iluminação proporciona ambientes com manhãs ou tardes mais longas e temperaturas mais amenas, a depender da posição do imóvel. Por essa razão, é importante entender para qual face (Norte, Sul, Leste, Oeste) o imóvel está apontando, já que isso tem tudo a ver com a incidência solar.

Outro aspecto a se destacar é que é cientificamente comprovado que uma maior presença de iluminação natural pode fazer bem à saúde mental, devido à liberação de serotonina, o hormônio causador de prazer e bem-estar. 

Com isso em mente, hoje a EmCasa explica o que é incidência solar nos imóveis, além de apontar as diferenças entre um apartamento com sol da manhã ou da tarde.

Sol da manhã ou da tarde: qual devo escolher?

Para responder a essa pergunta, é importante levar seu estilo de vida em conta. De antemão, vale dizer que escolher imóveis com suas faces voltadas para o Norte garante mais luminosidade, já que aqui no hemisfério sul essa é a região que recebe maior incidência solar.

Você prefere despertar cedo? Então casas com incidência solar pela manhã podem ser uma boa opção, já que ajudam a regular melhor o relógio biológico.

Você passa mais tempo em casa a partir do final da parte? Então casas com mais sol da tarde podem ser a melhor escolha, já que permitem que os ambientes fiquem aquecidos por mais tempo.

Perguntas como essas, de modo geral, ajudam a entender qual incidência solar você deve escolher no seu futuro imóvel. A seguir vamos entender melhor as diferenças.

Manhã

O sol da manhã se inicia por volta das 6h00 e vai até às 12h00, variando de acordo com a época do ano, e é voltado às faces Norte ou Leste. Quanto mais voltado para o Leste, maior a incidência solar pela manhã no imóvel.

Entre seus principais benefícios está o fato dele ser menos danoso à pele, já que a incidência dos raios UV é menor do que nas horas seguintes, e vai se intensificando ao longo do dia.

Também é no período do sol matutino que muitas plantas florescem, como as azaleias, às 11 horas e as petúnias.

Caso você se interesse por esse tipo de sol e queira morar em uma bela cidade com praia, pode buscar um apartamento com sol da manhã no Rio de Janeiro.

Tarde

Já o sol da tarde se inicia por volta das 12h00 e vai até às 18h00, e é nesse período que ele fica intenso por mais tempo para aquecer os ambientes. 

Para o sol vespertino, imóveis em cidades mais frias e com a face voltada para o Oeste podem se beneficiar mais ao longo do dia, pois esse é o ponto onde o sol se põe, podendo aproveitar o máximo de luminosidade.

Um bom aspecto a se destacar é que o sol da tarde deixa os ambientes aquecidos por mais tempo, assim não é necessário se preocupar com climatizadores no inverno. Além disso, nada como passar um tempo na varanda contemplando o pôr-do-sol.

É por volta desse período, que plantas mais resistentes ao Sol podem ganhar espaço, como cactos, Espada-de-São-Jorge e babosa.

Caso você tenha interesse em imóveis que se beneficiam desse tipo de sol e queira morar na maior cidade do país, na EmCasa é possível encontrar um apartamento com sol da tarde em São Paulo.

Incidência solar: sala com sofá azul e televisão recebendo luz do sol da janela

A incidência solar em cada cômodo

Agora que você entendeu a diferença entre os sóis da manhã e da tarde, a seguir temos alguns exemplos de como e qual tipo de incidência solar pode ser boa para os principais cômodos das casas: quarto, sala e cozinha.

Quarto

Como falado anteriormente, neste cômodo o sol pela manhã pode fazer com que você desperte mais rápido.

Por outro lado, o sol da tarde pode garantir quartos mais aquecidos ao longo dos dias e noites, tornando as noites de sono nas estações frias muito mais amenas.

Sala

Por ser um ambiente de bastante circulação e onde as pessoas passam bastante tempo, nas salas é melhor considerar imóveis com o sol da tarde em maior evidência.

Outro fator que reforça isso é que as salas são onde os moradores costumam ter acesso às varandas para tomar sol, descansar e interagir entre si. 

Cozinha

Nas cozinhas, o sol da manhã pode acabar sendo interessante para despertar e motivar os moradores a preparar boas refeições para começar o dia.

Já o sol da tarde pode ser bom para deixar o ambiente climatizado, permitindo que os moradores passem mais tempo, ou seja, não só se alimentando e cozinhando, mas também socializando.

EmCasa: sua parceira na hora de encontrar a melhor posição para o seu imóvel

Como vimos, uma boa iluminação pode impactar de diferentes formas os ambientes. A escolha da posição ideal do imóvel pode significar um ótimo investimento em qualidade de vida e conforto.

Ao comprar uma casa ou um apartamento com sol da manhã ou da tarde, é importante procurar opções que equilibrem o seu estilo de vida com a incidência solar que atenda às suas necessidades.

Também devemos entender onde passamos mais tempo na residência, já que para cada cômodo determinado tipo de iluminação pode fazer a diferença.

Vale lembrar que você pode contar com a consultoria dos Especialistas Imobiliários para te assessorar na hora de entender a posição dos imóveis e quais as melhores opções para o seu dia a dia a partir de suas preferências. Com essa assessoria, você consegue dar os próximos passos na compra da sua casa ou apartamento com muito mais tranquilidade.
Para mais conteúdos sobre mudanças e compra de imóveis, você pode conferir o blog EmCasa. Mas caso você queira vender o seu, mas ainda está em dúvida quanto ao valor, use nosso avaliador de imóveis gratuito.

Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis