Morar no Rio de Janeiro: guia completo sobre como é viver na Cidade Maravilhosa

Compartilhar:

Logo do Facebook Logo do Linkedin Logo do WhatsApp
como é morar no rio de janeiro: dia ensolarado no bairro de botafogo com o pão de açúcar do fundo

O Rio de Janeiro é a cidade certa para quem quer viver o imaginário cultural brasileiro. Se você deseja comprar um imóvel em um lugar com muita luz e energia tropical, cores vibrantes, praias e paisagens famosas nacional e internacionalmente, a Cidade Maravilhosa é a melhor possibilidade.

O Rio de Janeiro tem 457 anos, uma população de mais de 6 milhões de habitantes e oferece possibilidades variadas para quem quer viver suas belezas naturais. Entre o Leme e o Pontal de Tim Maia estão a Praia de Ipanema, eternizada por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, e a de Copacabana, cantada por Nana Caymmi.

Neste guia, a EmCasa te explica como é  morar no Rio de Janeiro, próximo a espetáculos naturais brasileiros e alguns dos destinos turísticos mais procurados do país, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Parque Lage, a Escadaria Selarón e o Estádio do Maracanã.   

Como é morar no Rio de Janeiro?

Cosmopolita, a cidade do Rio de Janeiro tem uma gama diversa de programações culturais, gastronômicas e naturais para os mais variados lifestyles. A badalada vida noturna da cidade possui uma pluralidade de bares e restaurantes que levam a uma experiência gastronômica desde a estrela Michelin até o famoso combo caldinho de feijão e uma cerveja no fim de tarde. 

Além desses motivos, morar no Rio de Janeiro dá acesso a muitas infraestruturas de lazer, como os shows internacionais e as grandes partidas de futebol no Estádio do Maracanã. Outro destaque da cidade está na educação, já que a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é uma das melhores universidades da América Latina.

Para os que buscam estar em contato com a natureza, comprar um apartamento ou uma casa no Rio de Janeiro também é um bom investimento. Que tal uma casa com quintal proporcionando um amplo espaço para lazer e um ambiente confortável para a diversão do seu pet? Ou um apartamento com varanda e vista para os espetáculos naturais que a cidade oferece?

Estes são alguns dos motivos que fazem do Rio de Janeiro a escolha certa para quem busca viver a vida cercado de belezas naturais e programas diversos, em um mesmo local. 

Onde morar no Rio de Janeiro

A escolha por uma entre tantas opções de casas ou apartamentos à venda no Rio de Janeiro deve levar em conta muitos fatores, como o nível de segurança do bairro ou a tranquilidade do lugar, por exemplo. Outros motivos que podem ser considerados são o seu estilo de vida, o custo da região, a acessibilidade aos meios de transporte públicos e seu tempo de locomoção para outros locais da cidade, seja para fins de trabalho ou de lazer.

Confira abaixo como funciona a dinâmica de cada região e escolha a que mais se encaixa no seu lifestyle e suas peculiaridades.

morar no rio de janeiro: estádio do maracanã na zona norte do rio

Conheça as diferentes zonas do Rio de Janeiro 

A cidade do Rio de Janeiro é a segunda cidade do Brasil com o maior número de habitantes. O município se distribui em mais de 160 bairros, sendo esses divididos em quatro zonas: a Zona Sul, a Zona Oeste, o Centro do Rio e a Zona Norte. Cada uma dividida de acordo com sua história e movimentos culturais característicos do lugar.

Como a cidade é enorme, é preciso considerar o tempo de deslocamento entre os destinos na hora de escolher o seu imóvel em uma zona específica. Para quem frequenta a Zona Sul do Rio de Janeiro, seja a trabalho ou lazer, é possível fazer parte das suas atividades a pé. O bairro de Botafogo, por exemplo, possui hospitais, supermercados, academias, bares, restaurantes e shoppings à disposição, tendo ainda o metrô como parte da ótima mobilidade que o bairro oferece.

Para te ajudar no processo de escolha do seu bairro, confira abaixo as principais características das zonas da cidade e seus principais bairros:

Zona Sul do Rio de Janeiro

A mais nobre das regiões do Rio de Janeiro inclui os bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, entre outros, onde ficam as praias mais conhecidas da cidade.

Com uma ótima mobilidade que permite acesso a outras regiões, o bairro de Copacabana possui o histórico calçadão idealizado pelo famoso Paisagista Roberto Burle Marx. É também na Zona Sul que estão o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Pão de Açúcar.

Zona Oeste do Rio de Janeiro 

Com o maior número de bairros da cidade, a Zona Oeste do Rio de Janeiro é a segunda mais populosa. O seu principal bairro é a Barra da Tijuca, um local planejado e próximo ao mar, de fácil acesso à Zona Sul e ao centro da cidade, através da via expressa.

Zona Norte do Rio de Janeiro

Sendo a mais populosa da cidade, é na Zona Norte que está o sambódromo do Rio de Janeiro, palco de um dos mais famosos carnavais do mundo. Alguns bairros da região, como o da Tijuca, são mais tradicionais e conhecidos pela ótima infraestrutura oferecida.

A região de Jacarepaguá, anteriormente desmembrada em outros bairros, entre eles Praça Seca e Taquara, possui uma localização privilegiada, bastante arborizada, e conta com uma vida noturna agitada. Outro bairro conhecido da região é o Méier, considerado um local de bom custo-benefício e essencialmente residencial.

Centro do Rio de Janeiro

Berço do samba, a Zona Central é bastante atrativa por seus pontos turísticos, como os Arcos da Lapa, sempre presentes em fotografias de quem visita a cidade. Além deles, no centro do Rio de Janeiro também estão museus importantes que contam a história da cidade e até museus mais novos, como o Museu do Amanhã.

Transporte no Rio de Janeiro

A mobilidade no Rio de Janeiro, como toda grande metrópole, é delineada para abranger as quatro regiões da cidade. As opções oferecidas incluem metrô, BRT, trem, táxis, carros de aplicativo, ônibus, barcas, bikes, aeroportos, rodoviária e VLT. 

Inspirado nos antigos bondes da cidade, o VLT chama atenção pela sua modernidade, levando os passageiros a importantes pontos turísticos. Já o Metrô Rio, transporte mais utilizado na cidade, possui três linhas e consegue deslocar a população pelas quatro zonas, sendo que na região oeste ele chega somente até a Barra da Tijuca. Inclusive, o sistema de metrô do Rio de Janeiro é referência por oferecer um vagão exclusivo para mulheres, funcionando em horários de pico, das 6 da manhã às 9 da manhã e das 5 da tarde às 8 da noite.

O Táxi Rio, criado pela prefeitura da cidade, oferece um aplicativo com um serviço mais em conta, ainda sendo possível fazer uma simulação de preço antes de iniciar a sua corrida.

A cidade ainda conta com dois aeroportos: Santos Dumont e Galeão. O Santos Dumont é o mais próximo da Zona Sul e de fácil acesso para quem vem de voos nacionais, além de oferecer a vista panorâmica do Pão de Açúcar. Já o Aeroporto do Galeão é mais destinado a voos internacionais, além de mais econômico, por estar mais longe das áreas centrais.

Por fim, é importante saber que a Rodoviária do Rio possibilita uma viagem com menor custo de ônibus a São Paulo, em um trajeto de 6 horas e preço mais econômico em relação às viagens aéreas.

Como a EmCasa te ajuda a comprar seu imóvel no Rio de Janeiro

Seja uma casa no Rio com um grande quintal ou um apartamento bem localizado na Zona Sul, próximo dos pontos turísticos mais conhecidos do país, a EmCasa te acompanha desde o processo de escolha do seu imóvel, de acordo com o seu perfil, até a entrega das chaves da sua casa ou apartamento.

Os especialistas imobiliários da EmCasa estão prontos para te auxiliar na procura por um imóvel que se encaixa na sua realidade e nos seus objetivos. Para começar a busca pela sua casa ou apartamento na Cidade Maravilhosa sem burocracia, acesse EmCasa.com, favorite seus imóveis preferidos e entre em contato com os nossos especialistas imobiliários.
Confira casas e apartamentos disponíveis para compra no Rio de Janeiro.

Summary
Morar no Rio de Janeiro: conheça tudo sobre a vida carioca
Article Name
Morar no Rio de Janeiro: conheça tudo sobre a vida carioca
Description
A EmCasa te mostra as melhores dicas de como é morar no Rio de Janeiro, cidade com a maior expressão cultural do Brasil
Livro

Como decorar e transformar apartamentos antigos

Baixe nosso guia gratuito em pdf e veja as melhores dicas para reformar seu apê antigo.
Informe seu e-mail para você receber o link de download.

e aceito a Política de privacidade
Ícone: Sucesso

Pronto! agora é só baixar seu livro no seu e-mail

Enviamos o link no e-mail: . Acesse seu email e clique para fazer o download.


Descubra imóveis e agende uma visita:

Encontrar imóveis
Ilustração de uma mulher andando em uma sala

Onde você quer morar?

Conheça nossas casas e apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Encontrar imóveis